Início » Blog » Crédito Consciente » Encargos de financiamento: 5 dicas para fugir deles
Você já ouviu falar sobre encargos de financiamento? Você tem ideia do que é e para que serve? Continue lendo para entender tudo sobre a taxa que encarece as operações de crédito.
Encargos financeiros é um termo mais abrangente e se refere a qualquer tipo de custo adicional em uma operação financeira. Ele pode incluir desde juros até taxas administrativas, multas e outros valores cobrados por instituições financeiras.
Encargos de financiamento são um tipo específico de encargo financeiro, mais direcionado a operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. Eles englobam os custos associados a essas operações, como juros, taxas de abertura de crédito, seguros e outros.
Em resumo: Todos os encargos de financiamento são encargos financeiros, mas nem todos os encargos financeiros são encargos de financiamento.
Os encargos de financiamento são aplicados em diversas situações, sempre que você utiliza algum tipo de crédito. Vejamos os exemplos que você citou:
Encargos financeiros no cartão de crédito são taxas cobradas pela instituição financeira quando você não paga o valor total da sua fatura até a data de vencimento. Isso significa que você está utilizando o cartão de crédito como um empréstimo, e por esse serviço, você paga juros.
Como funcionam:
Lembre-se: O cartão de crédito é uma ferramenta útil, mas deve ser usado com responsabilidade. Ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar os benefícios do cartão de crédito sem comprometer sua saúde financeira.
O Bandesp tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço. Acreditamos que transparência, correção e cuidado são fundamentais para cumprirmos nossa missão. Por isso, descrevemos a seguir os princípios que buscam estabelecer nosso compromisso editorial. Como parte do compromisso de transparência e isenção do Bandesp, acreditamos que também é fundamental deixar sempre muito claro de que forma este site busca se manter financeiramente.